A Origem

As piores derrotas acontecem quando se luta
contra o inimigo errado.

As piores derrotas acontecem quando se luta contra o inimigo errado.

Imagine-se a chegar a casa, no fim de um dia, e ela estar alagada de água. O chão coberto de água, as coisas, os tapetes, os móveis, tudo encharcado. 

É tanta água que não dá para limpar com a esfregona. Por isso, corre e pega no rodo, e começa a puxar a água para fora de casa. Mas, com o tempo, já cansado de lutar contra a água, percebe que não adianta o seu esforço: a situação não melhora.

Pelo contrário, na verdade, quanto mais luta contra a água, pior fica, porque a água continua a alagar tudo, e você fica cada vez mais cansado de lutar. 

Continua a lutar até que desiste e se rende, vivendo no meio daquela água, que cada dia mais o afoga, até que não tem forças para mais nada.

O que não notou é que A ORIGEM da água é uma torneira que está aberta.

Quando se apercebe disso, avança por entre toda aquela água, vai lá e fecha a torneira. Assim, como que por magia, todo o seu problema com a água acaba.

Até aqui pedimos-lhe apenas que imaginasse, e acreditamos que visualizou as cenas, e se colocou no lugar dessa pessoa surpreendida pela água invencível.

Mas agora precisamos de trazer isto para a realidade. Pode ser desconfortável ouvir isto, num primeiro momento. No entanto, precisamos dizer, mesmo assim: esta não é uma história aleatória, imaginária, que apenas usamos como analogia. Não.

Se sente medo, insegurança, desânimo, bloqueio, frustração, dificuldades de relacionamento…
Então, esta é a história da sua vida!

Na tentativa de lutar contra o que sente, ou o que está a experienciar, acaba por combater o inimigo errado. Porque não são esses problemas os seus verdadeiros inimigos, mas sim A ORIGEM deles. A torneira onde tudo começou…

E como na história, se você tratar, concertar, ou apenas fechar a torneira, tudo fica bem.

Se está a ler isto, provavelmente é porque procura uma solução para si ou para alguém que lhe é querido. Uma solução para a “água” que afoga a sua vida.

Não há nada mais difícil do que sentir que cada momento é um sufoco, que não há alegria, prazer, bem-estar e leveza… sentir que não confia em si mesmo, nos outros, nem na vida… de que a vida é difícil, e pior, que olhando para o futuro, só vê o reflexo do presente… que é mais sofrimento e desilusão.

Pode, inclusive, ter os sintomas de depressão, ansiedade, ataques de pânico, fobias, exaustão, burnout, ou ter bloqueios, inseguranças, relações pouco saudáveis, comportamentos prejudiciais… Mas esses não são o verdadeiro problema: esses são as consequências, os sintomas, do problema.

O problema é A ORIGEM, que é a raiz do sofrimento, dos sintomas e dos padrões que o limitam. Enquanto não tratar A ORIGEM, fica refém dos sintomas, num círculo vicioso. Mas quando se descobre e se trata a causa, a transformação acontece.

Essa é a essência do nosso Método A Origem, que é único e exclusivo: identificar a causa responsável por se sentir como se sente, e eliminar essa causa e todos os sintomas que ela cria. A partir da primeira consulta, sente o efeito transformador de descobrir e tratar aquele que é o verdadeiro problema.

São milhares de histórias de transformação, mas gostávamos, com a permissão dele, de lhe contar a do José 
(nome alterado por motivos de confidencialidade).

O José sofria muito. Tinha uma família, mulher, filho, trabalhava como um louco, mas sem concretizar nenhum dos seus sonhos. Sentia que não controlava as suas emoções. Sentia todos os dias uma tristeza e um vazio, acompanhados por uma ansiedade palpitante, o que fazia com que andasse sempre irritado e impaciente, sem espaço para os que amava.

Não brincava com o seu filho pequeno, e a sua relação com a esposa ia de mal a pior. Nada lhe fazia sentido. A vida não lhe fazia sentido. Corria o sério risco de perder tudo, na sua vida. O José tinha sido militar de uma força de elite, onde não há lugar para a fraqueza. No entanto, não era fraqueza, era humanidade. Somos todos humanos.

Procurou ajudar-se fazendo o que sabia, e que não implicasse falar. Afinal, ir ao psicólogo falar ia ajudar como?! Não lhe parecia possível. Mas, num momento de desespero, por indicação de uma amiga, sendo que ela própria tinha obtido resultados transformadores com o nosso método, decidiu pedir ajuda e fazer o processo psicoterapêutico connosco.

O José mais do que se curou, ele transformou-se!

Está feliz com a sua família, concretizou o seu sonho profissional, e tem tranquilidade e alegria na sua vida. Este homem, antes atormentado pelos seus fantasmas, agora vê a vida de outra maneira! E mais, gosta de agarrar novos projetos!

Uma forma de viver que ele antes já não acreditava que podia existir, mas que hoje é uma realidade para ele. O próprio José revela que, graças a este método, “hoje sou uma pessoa completamente diferente.”

Partilhado com a permissão da pessoa. Dados ocultados por motivos de confidencialidade.

Como o José descobriu, “…pedir ajuda não é fraqueza, é sim humildade…”. É a humildade de reconhecer que somos humanos, e que, procurando a ajuda certa no sítio certo, podemos transformar a nossa vida.

A grande questão é que provavelmente já procurou ajuda para tratar da sua ansiedade, depressão, ataques de pânico, fobias, stress, cansaço e desamparo.

Inicialmente tentou lidar sozinho, dizendo para si mesmo “eu sou forte”, “eu consigo”, mas sem conseguir, sentindo-se cada vez pior e perdendo a confiança em si mesmo. Acreditou que, com o tempo, as coisas melhorariam, mas foram simplesmente piorando. 

É possível que se tenha dedicado a ler livros de autoajuda e a ver vídeos motivacionais. Mesmo assim, após um alívio temporário, como alguém que toma um analgésico, voltou o sofrimento e as dificuldades, e a crença de que não há solução. Ou pior, a crença de que para si não há solução.

Poderá estar já a tomar medicação e, apesar de tudo, sentir que precisa dela, pois ajuda a conter o mal-estar, mas não soluciona. Continua a sentir medo, desânimo, vazio e apatia. 

Pode ainda ter já feito alguma forma de terapia, sendo ela a psicologia tradicional de falar, ou uma terapia alternativa, ou retiros, e perceber que até pode ter ajudado, mas mesmo assim também não resolveu: foram apenas formas de analgésicos diferentes.

A emoção e a mente obedecem à mesma lei do corpo: toda a doença e mal-estar tem uma causa. Imagine que tem uma bactéria no estômago: causa dor, mal-estar, náusea. Toma chás, faz dieta e toma algum analgésico. No entanto, apesar de o que faz o aliviar, não resolve. A dor volta, e com o tempo fica pior. Tem de eliminar a bactéria, que é a causa! Só assim é que vai ficar curado. 

É assim no corpo, e é assim na mente. Para ter uma oportunidade real de se curar, ou melhorar, tem de tratar A ORIGEM.

Então, pergunta a si mesmo: qual é a causa? Porque é que me sinto assim? É possível que não saiba, ou talvez tenha alguma ideia do que será. A causa é descoberta logo nas primeiras consultas. É por isso que nos dizem, repetidamente, que “a consulta mais importante foi a primeira”. 

Na primeira consulta iniciamos o desvendar, consigo, do verdadeiro problema, da real causa do sofrimento que manifesta. Não importa se sabe ou não. Nós sabemos como a descobrir e identificá-la. E esse é o primeiro passo para o processo de cura. 

É a tomada de consciência. É o mapa que nos permite saber que caminho vamos fazer para chegar ao destino, que é o de viver a sua vida num estado pleno de bem-estar, alegria e leveza.

Podemos partilhar consigo esta grande verdade, que nos fala A ORIGEM:

Você é a sua história, mas as suas experiências dolorosas não podem ser uma sentença de sofrimento eterno.

A Origem está nas experiências vivenciadas que condicionam a sua vida. Podem ser situações difíceis do presente ou experiências dolorosas do passado, tais como trauma, perda, ausência de afeto e apoio, separações, crítica, exigência, humilhação, vergonha, culpa, impotência, abusos, maus-tratos ou violência.

Pode até achar que não viveu um trauma, mas a verdade é que todos vivemos experiências difíceis. E elas deixam marcas, raízes que lhe vão causar sofrimento, se não no imediato, então no seu futuro e nas suas relações.

Sabia que um estudo apresentado pela Organização Mundial de Saúde demonstrou que 70% das pessoas vivenciaram, na sua vida, pelo menos um momento traumático?

E segundo o National Council of Behavior Healtcare, 90% de pessoas que usam os serviços de saúde têm uma, ou mais, experiências traumáticas na sua história de vida!

Um dos estudos mais revolucionadores, na área da medicina, demonstrou que as doenças físicas em adultos são resultado de experiências adversas vivenciadas na infância. E que quanto mais momentos de experiências traumáticas vivenciou, maior é a probabilidade de ter uma doença física ou mental, como doença cardíaca, cancro, diabetes, excesso de peso, doença pulmonar, doença auto-imune, depressão…

Pode ainda afirmar-se que todos passamos por algo assim, e que faz parte da vida. E com toda a razão. Somos humanos, e o trauma e as experiências adversas fazem parte da vida. Mas o facto de serem comuns, não diminui o impacto e o efeito negativo que têm em nós. 

As estatísticas mostram que, mesmo neste período de avanço tecnológico e médico incrível, estamos mais infelizes do que nunca. A situação da saúde mental em Portugal é má, sendo o segundo país da Europa que mais evidencia sofrimento nesta área.

Inclusive em Portugal as doenças mentais, tais como as perturbações de ansiedade e a depressão, são o segundo tipo de doenças registadas e mais comuns. 

E, como demonstrado por estudos científicos, e por especialistas mundiais da medicina e do trauma, tais como Bessel Von der Kolk, Gabor Maté, Bruce Perry, as doenças físicas do corpo que são mais registadas, (como doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e cancro) têm na sua base, como causa, experiências negativas vivenciadas.

A própria Organização Mundial de Saúde já anunciou que prevê que, nos próximos anos, as doenças mentais de depressão e perturbações de ansiedade sejam a principal razão de incapacidade no mundo, e que a depressão seja a principal causa de morte.

Nestes dados estão apenas retratadas as doenças mentais diagnosticadas, como perturbação de ansiedade e perturbação de humor (por exemplo, a depressão). 

Estes números não abordam todos os casos que apresentam sofrimento emocional, ou sintomas que limitam e impactam negativamente a vida, mas que não “preenchem” os critérios para um diagnóstico.

Por isso sim, passamos todos por experiências difíceis, e mesmo traumáticas e, como demonstrado, isso deixa uma marca de dor em muitos de nós.

A expressão “doença mental” é, muitas vezes, vista como sinónimo de fraqueza ou defeito, mas o que estes números fazem é mostrar a nossa humanidade. 

Somos muitos os que sofremos, e a nossa vulnerabilidade vem do que nos torna mais humanos: a nossa capacidade de sentir, – o bom e o doloroso -, e a nossa capacidade de nos importarmos e preocuparmos com os outros.

Está na hora de ser honesto consigo mesmo e, se sente desânimo, ausência de prazer, ansiedade, cansaço, dores e mal-estar físico constante, explosões de raiva, bloqueios, inseguranças, por favor não se agarre aos termos, agarre-se à certeza de que há uma saída. 

E nós estamos aqui para lhe mostrar qual é essa saída.

Não importa o que seja, a sua vida vale mais, muito mais, do que uma eventual vergonha de reconhecer que precisa de ajuda. Procurar ajuda neste preciso momento, permite-lhe libertar-se, no presente, do sofrimento que possa estar a sentir, e encontrar a alegria de viver.

Eis a verdade:

O seu passado afeta o seu presente, mesmo que não tenha consciência disso.

No passado está A ORIGEM do seu sofrimento de hoje. Ao tratar A ORIGEM, que é o seu passado e as feridas que ele deixou em si, sejam da infância ou da vida adulta, obtém a cura! E a ferida não é o evento que vivenciou, mas sim as raízes que ele deixou em si.

Essas raízes, que são A ORIGEM, determinam como reage às situações e relações no seu presente, como pensa acerca de si e dos outros, como encara a vida e o amanhã, e, mais importante, como se sente no dia-a-dia. 

São essas mesmas raízes que não lhe permitem sentir-se diferente, ou mesmo agir de forma diferente, mesmo quando sabe o que deve fazer, quer fazer, e se esforça por fazer.

O problema não é você! O problema são as raízes que existem dentro de si. Mas podemos tirá-las!

Temos uma cultura de soluções superficiais, de medicar, de “faz isto e ficas bem”, e continuar a ignorar A ORIGEM do sofrimento. Por isso é que os nossos resultados, com o nosso Método, são diferentes, pois nós trabalhamos A ORIGEM, e isso faz com que consiga obter uma mudança positiva e real em si.

Defendemos que a vida é para ser vivida fora do consultório! E tem o direito de viver uma vida que valha a pena ser vivida, por si! Uma vida de alegria, de tranquilidade e bem-estar, e de boas relações.

Pode alcançar essa vida, tal como o José alcançou, através do nosso Método.

“Para curar, devemos ir à raiz dos nossos problemas, pois é na Origem que encontramos a verdadeira liberdade."

Carl Jung

O Método A Origem, exclusivo da nossa clínica, consiste na aplicação de quatro psicoterapias altamente eficazes, cientificamente validadas, com objetivos bem definidos, que são, na prática, sempre adaptadas a si e às suas necessidades.

As psicoterapias são: Hipnose Clínica, EMDR, Terapia Mente-Corpo e Neurobiologia Interpessoal.

Na Hipnose Clínica utilizamos o poder do seu subconsciente para que se liberte de experiências do seu passado, e para que a sua mente aprenda a alcançar o que deseja. 

No EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) utilizamos a capacidade inata do seu cérebro para se curar e se libertar das emoções, pensamentos e padrões negativos, que advêm das suas experiências de vida. 

Na Terapia Mente-Corpo (Mind-Body Medicine e Experiência Somática) utilizamos a ligação que existe entre o seu corpo e a sua mente, para que obtenha poder sobre as suas emoções, e alcance bem-estar emocional e físico.

Na Neurobiologia Interpessoal utilizamos o conhecimento que advém da neurociência e da ciência das relações humanas, para que transforme pensamentos, emoções e relações negativas em positivas.

Este método é composto por duas etapas fundamentais, que permitem o sucesso dos resultados alcançados.

Só se encontra o que se procura, e só se procura o que se conhece.

A primeira etapa do método consiste em procurar e identificar A ORIGEM das suas dificuldades e sofrimento.

Esta primeira etapa é muito importante por três motivos principais: 

1) é na sua história que descobrimos quais são as causas, o que nos permite fazer o seu mapa do que precisa de ser tratado. Sem esse mapa é como tentar construir uma casa sem projeto: não dá resultado, e é uma perda de tempo. 

2) contar a sua história da maneira específica que usamos no nosso método é, por si só, transformador, porque cria aquilo a que chamamos “coerência narrativa”. Foi provado em estudos neurofisiológicos que esta coerência narrativa, que é a coerência da sua história e da sua emoção, se traduz em mudanças reais positivas no seu cérebro e na sua fisiologia. 

3) quando a causa é trazida do seu subconsciente ao consciente, com clareza e sentido, há integração e uma mudança positiva em si. É como um fantasma que existe na escuridão da noite (subconsciente), e quando é trazido à luz do dia (consciente) deixa de ser fantasma.

Por tudo isto, só esta primeira etapa do nosso método é o suficiente para diminuir, ou mesmo eliminar, alguns dos seus sintomas e padrões negativos.

E aí seguimos para a segunda etapa.

Partilhado com a permissão da pessoa. Dados ocultados por motivos de confidencialidade.

A segunda etapa do nosso Método é dedicada a eliminar as causas que estão na ORIGEM do seu sofrimento, em qualquer área da vida; ORIGEM essa que foi identificada na primeira etapa.

Só quando você erradica a causa, é que os sintomas e os padrões negativos desaparecem, naturalmente, sem esforço. E, na sua vida, as mudanças positivas e as conquistas que anseia, seja no relacionamento, na vida pessoal, profissional, ou noutra área, simplesmente acontecem!

Liberta-se de todo aquele sofrimento, da ausência de coisas boas e da presença de más, e de tudo aquilo que o mantinha preso na noite mais escura, impedindo-o de ter acesso ao que de bom existe no mundo, e à beleza da própria vida. 

O processo de psicoterapia com o Método A Origem permite que vivencie uma transformação de dentro para fora. Os resultados acontecem, e fazem a diferença positiva na sua vida onde mais importa, que é na sua vida vivida fora do consultório.

Para todas as psicoterapias incluídas no nosso Método para eliminar A ORIGEM, existem inúmeros estudos científicos que evidenciam a sua alta eficácia: no EMDR, entre 77% e 90%; na Hipnose Clínica, entre 72% e 93%; na Terapia Mente-Corpo, o Mind-Body Medicine, entre 72% e 80%, e na Experiência Somática entre 67% e 90%.

Em média, essas psicoterapias têm 80% de eficácia!

Os estudos da Neurobiologia Interpessoal, demonstram alterações positivas na estrutura cortical, na atividade cerebral, da atividade hormonal e da expressão genética.

Combinadas, estas terapias são ainda mais poderosas, pois permitem que possamos trabalhar o seu Ser em profundidade, permitindo uma real mudança da mente, corpo e vida.

Os estudos demonstram ainda mais uma coisa importantíssima: que os resultados perduram no tempo. 

Nós testemunhamos isso, aqui na nossa clínica, diariamente: com o Método A Origem, a transformação acontece e mantém-se ao longo do tempo, na vida da pessoa.

Partilhado com a permissão da pessoa. Dados ocultados por motivos de confidencialidade.

“A definição de insanidade é fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.”

Albert Einstein

Chegou o momento de ter a coragem de dar o primeiro passo para a sua transformação. E se chegou até aqui, é porque há em si um desejo palpável de ser feliz. Aqui, no Espaço Consciência, sabemos como o ajudar a fazer esta jornada em direção à sua felicidade. Da sua parte, só tem de aparecer.

Pode ainda duvidar e perguntar-se se temos a certeza de que se vai curar. Não. Vamos ser sinceros: não há curas milagrosas. 

Apesar de os resultados serem impressionantes, como mostramos pela própria evidência científica, que prova que a cura é de 80% com as terapias que usamos no nosso método, sabemos que há situações demasiado delicadas, em que a cura total não é possível.

A cura, nessas situações, não significa que a “dor” deixou de existir, mas sim que ela deixou de controlar a sua vida. A melhoria é sempre possível. E para quem está em sofrimento, a melhoria é sempre uma vitória, pois significa alívio, e ter espaço em si para as coisas boas da vida.

Sabemos o quanto é tentador adiar o desconforto de mexer na verdadeira causa do seu sofrimento, ou simplesmente adiar o cuidar de si, mais uma vez. 

Poderá até dizer a si mesmo “eu aguento mais algum tempo”, “deixa ver se isto melhora”, ou “agora até estou melhor, deixa ver como corre”. 

Realmente, até pode ter uns dias bons, mas é apenas uma questão de tempo até voltar a ser assombrado pelo sofrimento ou pelas dificuldades, pois A ORIGEM continua lá, por tratar. 

O que sentiu foi alívio, não resolução. E sabe, por experiência, que sempre que voltam os dias maus, é pior do que na vez anterior.

Quanto mais tempo continuar nesse sofrimento, maiores vão sendo as perdas, maior é o impacto negativo que tem nas suas relações, nas pessoas à sua volta, no seu trabalho e até na sua saúde física. 

O tempo não cura tudo, como dizem. O tempo piora o que está mal.

É como as ervas trepadeiras, intrusas e indesejadas: se não as tirar, com o tempo, elas crescem, espalhando-se e tomando conta de tudo. Tomam conta do terreno, das árvores, da casa e, inclusive, com o tempo, as árvores morrem por estarem sufocadas, e as paredes da casa, que são enfraquecidas pelas raízes que as perfuram, acabam por cair. 

O tempo é perigoso, mas também é o nosso bem mais precioso, pois não dá para recuperar. O tempo não volta para trás, e por isso você não pode recuperar o perdido.

No entanto, pode ganhar o amanhã, pode transformar-se, e ainda vai a tempo de abraçar uma vida que valha a pena ser vivida!

Por isso, agende agora mesmo a sua consulta, e permita-nos identificar A ORIGEM do seu sofrimento. 

Nós vamos fechar a torneira que inunda a sua vida, para que viva em paz, e desfrute do bom que há no mundo.

Apesar de tudo o que acabamos de lhe apresentar, pode pensar que a psicoterapia é um luxo, um investimento de tempo e de dinheiro de que não pode dispor. 

Mas pergunte a si mesmo: pode dar-se ao luxo de causar sofrimento à sua família, ao seu cônjuge, ou aos seus filhos?

De ter relacionamentos que não são saudáveis, ou até mesmo tóxicos? De acabar com as relações boas que tem, ou de ficar sozinho? De estagnar na sua carreira, ou até correr o risco de perder o emprego por estar mal? De ter uma doença física? De continuar infeliz?

A psicoterapia que realizamos aqui na clínica, com o Método A Origem, não é um luxo, nem é uma questão de merecimento, é uma necessidade! 

É um dever que tem para consigo mesmo: fazer este processo para que possa sentir tranquilidade e controlo, e conquistar a melhor vida que pode ter. Tal como aconteceu com o José.

E tudo começa por si. 

Já percebeu que não dá para esperar. Que o preço a pagar, na sua vida, ao não fazer esta transformação ou ao adiá-la, é muito alto e penoso.

Por isso, pergunte a si mesmo se quer ter a coragem de dizer sim à tranquilidade, à alegria, à saúde!

Garantimos-lhe que essa primeira consulta será o início da sua transformação.

NESTA JORNADA CONNOSCO

Acolhemos e respeitamos o SER único que é, sem julgamentos ou censuras, e sabemos que é merecedor dos ganhos que o aguardam.